quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MAIS UM DE FIBRA FAMOSO PUMA AM3

Puma AMV
Motor (GT à partir de meados 1970, GT Spyder, GTE/GTS, GTI/GTC, AM1/AM2)
  • Motor de combustão interna, 4 tempos, 4 cilindros opostos, dispostos 2 a 2 horizontalmente (boxer).
  • Montado na parte traseira do veículo (refrigeração a ar).
  • Motor 1600: 1584 cm³, 70HP (52,2 KW) e 12,3kgm de Torque á 3.400 Rpm.
  • 0 a 100 km/h em 15,1 segundos;
  • Aproximadamente 155 km/h;
  • 13,1 km/l em média.
  • (Opções até 2100 (2085) cm³ e 150 HP, 111,8 KW). Originais Kit PUMA.
Motor (P018)
  • Motor de combustão interna, 4 tempos, 4 cilindros opostos, dispostos 2 a 2 horizontalmente (boxer).
  • Montado na parte traseira do veículo (refrigeração a ar).
  • Motor 1700: 1684 cm³, 75HP (55,5 KW) e 13,8kgm de Torque á 3.400 Rpm.
  • 0 a 100 km/h em 14,3 segundos;
  • Aproximadamente 165 km/h;
  • 12,0 km/l em média.
Motor (AM3/AM4)
  • Motor de combustão interna, 4 tempos, 4 cilindros em linha, 2 Válvulas por cilindro (AP),
  • Montado na parte traseira do veículo (refrigeração a água).
  • 1.6 - Cilindrada (cm³) 1684 cm, 89HP (64,82 KW) e 14,9Kgm de Torque à 3000 Rpm.
  • 0 a 100 km/h em 11,7 segundos; (Aproximadamente)
  • Aproximadamente 170 km/h;
  • 9,7 km/l em média.
Motor (Puma GTB S1/S2, AMV)
  • Motor de combustão interna, 4 tempos, longitudinal;
  • 6 cilindros em linha; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro.
  • Potência máxima (bruta): 171 cv a 4.800 rpm.
  • Torque máximo (bruto): 32,5 m.kgf a 2.600 rpm
  • Taxa de compressão: 7,8:1. Carburador de corpo duplo.
  • Cilindrada: 4.093 cm3.
  • 0 a 100 km/h em 10,84 segundos;
  • Aproximadamente 175 km/h;
  • 7,6 km/l em média.
Carroçaria
1970-1976 (Puma GT/Spyder)Comprimento: 3.960mm
Largura: 1.580mm
Altura: 1.160mm
Entre eixos: 2.150mm
Peso líquido: 680Kg
Material: Fibra de vidro.
1976-1980 (Puma GTE/GTS)
Comprimento: 4.000mm
Largura: 1.665mm
Altura: 1.200mm
Entre eixos: 2.150mm
Peso líquido: 750Kg
Material: Fibra de vidro.
1976-1985 (Puma GTI/GTC)Comprimento: 4.020mm
Largura: 1.780mm
Altura: 1.220mm
Entre eixos: 2.120mm
Peso líquido: 780Kg
Material: Fibra de vidro.
1974-1985 (Puma GTB)Comprimento: 4300mm
Largura: 1740mm
Altura: 1260mm
Entre eixos: 2380mm
Peso líquido: 1215kg

Material: Fibra de vidro.
Automóveis Puma foram exportados de 1970 a 1985 e produzidos na África do Sul sob licença.
Os modelos da marca que utilizam mecânica 4 cilindros ficaram conhecidos como "Puminha", referência ao irmão maior, Puma GTB.
A disponibilidade de peças de reposição, aliada à durabilidade da carroceria de fibra de vidro, contribuem para facilitar a manutenção de um PUMA, permitindo que admiradores e colecionadores mantenham seus PUMA em condições de apresentação e utilização.
Ainda é possível se encontrar carrocerias: Puma AM3 e AM4 a venda, trata-se de produtos da época do encerramento da produção da fábrica, que não foram montados.
Na África do Sul, ainda estão sendo produzidas carrocerias e comercializadas como Kit para serem montadas sobre a plataforma de Fuscas.              Origem http://guia.mercadolivre.com.br/puma-carro-esportivo-brasileiro-12757-VGP

domingo, 25 de dezembro de 2011

AURORA outro esportivo brasileiro em fibra

 AURORA exposto no Automóvel Club em Curitiba PR (acima)

Apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 1990, o Aurora 122-C teria consumido 3 anos e 3 milhões de dólares em seu desenvolvimento. Com linhas inspiradas na Ferrari F40, o veículo, elaborado pela Aurora Projetos Automobilísticos, de Valinhos (SP), utilizava chassi próprio e motor central baseado na Família 2 a álcool da General Motors, com cilindrada aumentada de 2.0 para 2.2 litros e utilização de um turbo da marca Garret, que garantia ao veículo uma potência de 214 cv.

 

Fonte: Revista Quatro Rodas, junho de 1992.

Foto: Silvio Porto.

Colaboração: Lindeberg de Menezes Jr.




                              Protótipo(ao lado)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Carros em fibra como a SM

 
PUMA: Teve seu início em 1964, na cidade de Matão, interior de São Paulo, quando um grupo de aficcionados por automobilismo, liderados por Rino Malzoni, resolvem criar um automóvel esportivo. Em 1965, os primeiros protótipos do "GT Malzoni" eram expostos.
Em 1967 o modelo, rebatizado como Puma, entra em produção. Era um cupê esportivo, o segundo produzido no Brasil em fibra de vidro (o primeiro fora o Willys Interlagos, clone do Renault Alpine francês). Seu desenho, belíssimo, criado por Anísio Campos, lembrava muito a Ferrari 250 GTO daquela época. A mecânica era DKW 1.0 (sim, os primeiros Puma tinham tração dianteira).
























Puma´s



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SM em reforma

A SM é de fibra e sempre há alguém que gosta de fazer algum detalhe a mais, desnecessário, ela já é bonita por natureza

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Da série carros inúteis




Serve para consolo ver as peças originais. SM 87 conversível, encontrada em uma garagem em Porto Alegre

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Santa Matilde Conversível 86

 A SM conversível tinha duas capotas. Uma em fibra, que pode ser retirada quando quizer e outra em lona, que pode ser recolhida.




Marca: Santa Matilde
Modelo: Santa Matilde 4.1
Versão:
Conversível
Cor:
Amarela
Ano:
1986
Combustível:
Gasolina
Cidade:
Juiz de Fora, MG
Documentação:
Em dia
Preço:

Detalhes:
SM 4.1 na desejada versão conversível. Esportivo de excepcional qualidade em todos os quesitos. Motor padrão GM 6 cilindros 4.1 e câmbio automático. Capota rígida. Belíssimo interior. Ótimos pneus. 
Mais detalhes: