segunda-feira, 16 de março de 2015

SM Santa Matilde Conversível 87

 ·         Cor: Azul
·         Direção: Hidráulica
·         Único dono: Não
·         Transmissão: Manual
·         Combustível: Gasolina
·         Portas: 2
·         Kilômetros: 65000
·         Marca: Santa Matilde
·         Modelo: SM
·         Ano: 1987
·         Versão: conversivel
Exterior
·         Capota Marítima
Conforto
·         Ar condicionado
·         Bancos em couro
·         Retrovisores elétricos
·         Trava elétrica central
·         Vidros elétricos
Motor
·         Motor: 4.1 












segunda-feira, 2 de março de 2015

Santa Matilde conversível

Santa Matilde - foi um automóvel fabricado no Brasil.
Em 1975 o governo brasileiro proibiu a importação de automóveis e suas peças. Isto era um sinal de problemas para quem possuía um veículo importado, pois afetaria diretamente a aquisição de peças para a manutenção.
Neste grupo de pessoas estava o Dr Humberto Pimentel que possuía um Porsche Targa 911S e a futura falta de peças já o preocupava bastante. Em meados da década de 1970, o Dr Humberto resolveu comprar um carro esporte nacional. Sua escolha foi pelo melhor carro esporte nacional da época, o Puma GTB. Não se sabe ao certo o que levou o Dr Humberto a criar seu próprio automóvel. As duas versões mais conhecidas são de que, após analisar o Puma GTB, ele haveria sugerido algumas mudanças no carro visando uma melhora no que dizia respeito à estrutura, segurança, estabilidade. A resposta teria sido negativa e isto lhe impulsionou a pensar num carro esporte que chegasse ao seu nível exigências.
Outros relatos falam em uma fila de espera muito grande para adquirir o GTB e que isto teria sido o real motivo.
Independente de qual esteja certa, o que importa é que foi o início do automóvel SM. O primeiro passo foi criar o projeto do carro e uma equipe começa a ser montada para isto. Para chefiar esta equipe o nome escolhido foi o do engenheiro Milton Peixoto. Dentre os outros profissionais chamados temos o pintor Cici e os soldadores Antonio Alves e João da Silva. João aparece em uma das fotos soldando o protótipo. Nesta fase, em dezembro de 1975, entra para a fábrica Antonio Manuel Penafort Pinto Queirós, conhecido pelos membros do SMClube[1] como "Antonio projetista" e que possui o seu 79 até hoje totalmente original.
Sob a batuta do Dr Humberto, nasce o projeto do SM, sendo assinado por sua filha Ana Lídia. Segundo declarado pelo próprio Dr Humberto, foram colhidas idéias de vários automóveis da época, não tendo servido de base para o SM um único automóvel.
O próximo passo a ser definido seria qual a mecânica usar. A escolhida foi a do Alfa Romeo, mas a fábrica negou a concessão para o uso. A opção então foi usar a mecânica 6 cilindros Chevrolet Opala. Para a criação do protótipo o nome escolhido foi o de Renato Peixoto. Peixoto era muito conhecido no meio automobilístico por ter trabalhado em diversos projetos de automóveis de corrida, como o Casari A2, o qual pilotou nas 1000 milhas do Autódromo de Interlagos de 1970. Pois bem, estavam unidas "a fome e vontade de comer" e a criação do SM iria começar. A equipe para produção do protótipo foi montada usando uma parte da mão de obra da própria fábrica, pintores, lanterneiros e outros, contratando também mão de obra externa. Tudo era desenvolvido em cima de um graminho de aço (ferramenta bastante antiga). Para o cargo de designer foi chamado um funcionário da área agrícola da fábrica, Flávio Monnerat.
O chassis foi desenvolvido pelo próprio Peixoto a partir das longarinas do Opala. Longarinas são vigas de secção variável montadas longitudinalmente que proporcionam rigidez estrutural ao chassis.








terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Encontro de Carros Antigos com Santa Matilde´s

Nos dia 06 E 07 DE DEZEMBRO DE 2014
4º Encontro Parque Das Nações De Carros Antigos Criciúma/SC
Realização: Veteran Car Sul Catarinense 
www.parquedasnacoes2014.blogspot.com











quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Encontro de Carros e Motos Antigas em Criciúma SC

Dia 6 e 7 de Dezembro de 2014, teremos o 4o. Encontro de Carros e Motos Antigas em Criciúma. Evento que tem reunido em torno de 300 ou mais veículos.

Neste Encontro estamos fazendo o possível para reunir as Santa Matilde´s da região, já que nesta oportunidade terá o 8o. Encontro Nacional de Miura


FOTOS DAS EDIÇÕES ANTERIORES

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Santa Matilde Conversível 1986








SANTA MATILDE 4.1 CONVERSÍVEL 1986

Santa Matilde 4.1. O carro, fabricado entre 1978 e 1988 pela Companhia Industrial Santa Matilde, no interior do Rio de Janeiro, foi projetado em uma época em que as importações de carros estavam proibidas pelo governo federal.
Fotos do site http://www.kmdoze.com/2012/08/santa-matilde-41-conversivel-1986.html