HISTÓRICO DA SANTA MATILDE 4.1
A Companhia Industrial Santa Matilde, com fábricas em Conselheiro Lafaiete (MG) e Três Rios (RJ) era especializada em componentes ferroviários e produtos agrícolas. Sua entrada no mundo automobilístico se deu em 1975, quando o presidente da empresa, Humberto Pimentel Duarte, cansado de esperar por seu Puma GTB, resolveu fabricar um automóvel projetado por sua filha Ana Lídia. Nascia o SM 4.1, um esportivo bastante sofisticado, com motor do Chevrolet Opala. Sua produção durou até 1988, quando a empresa abandonou o setor automobilístico e passou a se concentrar nas suas antigas especialidades
Humberto Pimentel Duarte era presidente da Companhia Industrial Santa Matilde, empresa estabelecida em Três Rios (RJ), especializada em componentes ferroviários e agrícolas. Gostava tanto de esportivos que, em 1975, resolveu fabricar um automóvel projetado por sua filha Ana Lídia. Assim nasceu o SM 4.1, um cupê 2+2 lugares com carroceria de fibra de vidro, motor do Chevrolet Opala e o título de carro nacional mais caro da época. Tinha frente longa, com quatro faróis redondos e piscas triangulares, e traseira curta e baixa. Seu interior era sofisticado, com revestimento de couro, ar-condicionado, vidros elétricos, pára-brisa degradê, abertura interna do porta-malas. Em 1984, recebia pequenos retoques, com pára-choques mais largos e envolventes, traseira mais alta, e uma versão conversível. O SM foi produzido até 1988, mas a Santa Matilde continua viva, dedicada apenas no ramo ferroviário
Muito bom o seu blog !
ResponderExcluirEstou emocionado por receber seu comentário. Fico muito agradecido. O carro Santa Matilde trazia as inovações e tecnologia da época, seu interior com bancos confortáveis e acabamento esmerado. O painel completo com todos os relógios possíveis e sempre um rádio de melhor qualidade possível da época. Sua fibra de qualidade com reforços que assim tornava um carro seguro. O motor era o melhor que podia ter e proporcionava força e potência. O design tornou um carro diferenciado, que chamava a atenção a todos, e olha que ainda hoje é um carro que diferencia. Enfim um carro esportivo excelente sob todos os pontos. Parabéns Ana Lídia por esta obra de arte, que desde cedo já mostrasse ser uma artista. Abraços, Sérgio
ResponderExcluirPôxa... Muito obrigada, Sérgio ! Agora, quem ficou emocionada, fui eu...! Forte abraço !
ExcluirHUMILDADE, CRIATIVIDADE E SERIDADE DE UM GÊNIO! PARABÉNS ANINHA!
ExcluirObrigada ! Mas é elogio demais...! Sou apenas uma pessoa comum, que teve a felicidade de ter um sonho realizado. Devo tudo a meu pai, que foi meu mestre e incentivador. Sem ele, nada teria sido possível.
ExcluirForte abraço !
Ana Lidia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigada ! Mas é elogio demais...! Sou apenas uma pessoa comum, que teve a felicidade de ter um sonho realizado. Devo tudo a meu pai, que foi meu mestre e incentivador. Sem ele, nada teria sido possível.
ExcluirForte abraço !
Ana Lidia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigada ! Mas é elogio demais...! Sou apenas uma pessoa comum, que teve a felicidade de ter um sonho realizado. Devo tudo a meu pai, que foi meu mestre e incentivador. Sem ele, nada teria sido possível.
ExcluirForte abraço !
Ana Lidia.
Obrigada ! Mas é elogio demais...! Sou apenas uma pessoa comum, que teve a felicidade de ter um sonho realizado. Devo tudo a meu pai, que foi meu mestre e incentivador. Sem ele, nada teria sido possível.
ExcluirForte abraço !
Ana Lidia.
Desculpe pela repetição do comentário !
ExcluirDesculpe pela repetição do comentário !
ExcluirSérgio, bom dia. Muito bom o seu blog. Estou vendo aqui um comentário de uma proprietária da Industria Santa Matilde. Já que você tem contato com ela, poderia perguntar se ela ainda tem o manual de instruções da colhedeira de capim SMR 110?
ResponderExcluirGrato,
Paulo Sérgio
Pôxa... Esse manual eu vou ficar te sendo. Se eu souber de alguém que tenha, te aviso, ok ?
ExcluirAbs !
Ops ! Esse manual eu vou ficar te devendo *
ExcluirParabéns pelo blog Sérgio e pelo artigo da SM. Foi uma honra pra mim conhecer, no encontro de Petrópolis, dr Humberto e sua filha Ana Lidia, idealizadores do carro nacional mais lindo e amado do Brasil! Se Deus quiser iremos nos rever em Três Rios no Encontro de Outubro. Grande abraço!
ResponderExcluirParabéns pelo blog Sérgio e pelo artigo da SM. Foi uma honra pra mim conhecer, no encontro de Petrópolis, dr Humberto e sua filha Ana Lidia, idealizadores do carro nacional mais lindo e amado do Brasil! Se Deus quiser iremos nos rever em Três Rios no Encontro de Outubro. Grande abraço!
ResponderExcluir