Os faróis de todos os modelos até 1986, os 4 redondos, são da marca Cibié . Eram os mesmos utilizados em uma série de outros carros ex: Alfa Romeu 2300, Alfa Romeu Ti4, Brasília, Variant, TL, Passat TS, etc...
Em São Paulo, na rua Duque de Caxias, ainda existem algumas peças de faróis Cibié disponíveis, mas devido ao tempo de estocagem (tem muito tempo que já não são fabricados) o brilho interno já não é o mesmo. Alem da Cibié duas outras marcas podem ser encontradas: Arteb e RCL. Os faróis da Arteb têm boa qualidade, se aproximando muito do original. Os RCL já não têm a mesma qualidade, sendo sua qualidade bem inferior.
Os faróis de neblina ou de milha são também da marca Cibié e o modelo é o Sierra II. Estes podem ser encontrados novos também na Duque de Caxias e a única diferença para os que equipavam o carro é a carcaça de plástico. Os originais eram de ferro.
Todas as lanternas do carro eram e ainda são fabricadas em Três Rios. Para comprar qualquer uma destas lanternas, basta ligar e encomendar com o Fernando Monnerat. Ele é quem fabrica em processo artesanal e dependendo do volume de encomendas a demora pode chegar a dois meses. Quanto à qualidade do serviço, não tem igual. Tanto a grade superior como a inferior, são também fabricadas pelo Fernando Monnerat. O telefone para contato com ele é 0xx24 9911-9717
As maçanetas utilizadas em todos os modelos eram do VW Passat Estas maçanetas são facilmente encontradas no mercado, não havendo a necessidade de preocupação com este item.
Já os retrovisores externos estão praticamente extintos, sobrando algumas unidades perdidas em lojas por aí. Para substituí-los é mais fácil ir até um ferro velho, comprar um par em bom estado e levá-los para uma reforma. Os retrovisores são os que eram utilizados no Corcel II e possuíam controle remoto por cabos. Apesar de parecidos os retrovisores do Ford Del Rei são diferentes em tamanho.
O retrovisor interno é o mesmo do Passat.
Os SM saíam da fábrica com molas especialmente desenvolvidas para ele. Segundo informações colhidas com o pessoal da própria fábrica, muitas foram as tentativas em busca de um conjunto perfeito, mas nunca se achou tal perfeição.
Quanto aos amortecedores, o conjunto original era composto de dianteiros do Opala 6 cilindros na dianteira e dianteiros do Alfa Romeu 2300 Ti na traseira.
Infelizmente estes amortecedores de Alfa Romeu e as molas originais não existem mais, pelo menos novos não.
Pela falta destas peças e pelo desconhecimento destes detalhes do carro é comum ver proprietários ou mecânicos usando peças erradas e comprometendo a estética e a segurança do SM.
O erro mais comum é a utilização de amortecedores e molas traseiras de Opala na traseira do SM. Este erro é fácil de reconhecer, pois o carro fica com a traseira bem mais alta.
Vamos as soluções.
Infelizmente estes amortecedores de Alfa Romeu e as molas originais não existem mais, pelo menos novos não.
Pela falta destas peças e pelo desconhecimento destes detalhes do carro é comum ver proprietários ou mecânicos usando peças erradas e comprometendo a estética e a segurança do SM.
O erro mais comum é a utilização de amortecedores e molas traseiras de Opala na traseira do SM. Este erro é fácil de reconhecer, pois o carro fica com a traseira bem mais alta.
Vamos as soluções.
Molas
As molas podem ser as do Opala, mas devem ter seu tamanho reduzido em um elo e meio. Na verdade meio elo de altura, pois o primeiro elo serve apenas para acomodar a mola no suporte.
As molas podem ser encomendadas sob medida, mas nem sempre dão certo e na maioria das vezes não duram muito.
Amortecedores
Os amortecedores podem também os do Opala, mas ao diminuir o tamanho da mola eles começarão a "bater", devido ao tamanho incompatível com o novo tamanho das molas..
Existem opções de usar amortecedores de F1000 ou de Chevy 500, mas a melhor opção na minha opinião são os Turbogás do Astra.
A combinação do corte da mola com estes amortecedores do Astra criam um conjunto muito bom e devolve ao carro a boa estabilidade.
A adaptação destes amortecedores do Astra é simples, mas requer que seja feito um adaptador. Antes que você desanime, aviso que qualquer ferreiro realiza tal serviço.
Esta adaptação se faz necessária devido a diferença do tipo de fixação superior do amortecedor do Alfa (Opala) para o do Astra.
Nas figuras abaixo, os tipos e o adaptador.
As molas podem ser as do Opala, mas devem ter seu tamanho reduzido em um elo e meio. Na verdade meio elo de altura, pois o primeiro elo serve apenas para acomodar a mola no suporte.
As molas podem ser encomendadas sob medida, mas nem sempre dão certo e na maioria das vezes não duram muito.
Amortecedores
Os amortecedores podem também os do Opala, mas ao diminuir o tamanho da mola eles começarão a "bater", devido ao tamanho incompatível com o novo tamanho das molas..
Existem opções de usar amortecedores de F1000 ou de Chevy 500, mas a melhor opção na minha opinião são os Turbogás do Astra.
A combinação do corte da mola com estes amortecedores do Astra criam um conjunto muito bom e devolve ao carro a boa estabilidade.
A adaptação destes amortecedores do Astra é simples, mas requer que seja feito um adaptador. Antes que você desanime, aviso que qualquer ferreiro realiza tal serviço.
Esta adaptação se faz necessária devido a diferença do tipo de fixação superior do amortecedor do Alfa (Opala) para o do Astra.
Nas figuras abaixo, os tipos e o adaptador.
Créditos ao Fernando Monnerat que é o maior conhecedor das SM
Muito legal Sergio! Estas informações serão muito úteis aos proprietários da SM, e aos metidos como eu!rsrsrs
ResponderExcluirGraaaaaaande abraço!