A adaptação destes amortecedores
do Astra é simples, mas requer que seja feito um adaptador. Antes que você
desanime, aviso que qualquer ferreiro realiza tal serviço.
Esta adaptação se faz necessária devido a diferença do tipo de fixação
superior do amortecedor do Alfa (Opala) para o do Astra.
Nas figuras abaixo, os tipos e o
adaptador.
Borrachas
As borrachas do SM eram fabricadas especialmente para a Santa Matilde,
mas a maioria pode ser substituída por similares no mercado.
As borrachas das portas são do mesmo tipo que as utilizadas no VW
Santana. Naturalmente que existe um certo trabalho na sua preparação/colocação,
pois no SM existem curvas e quinas que não existem no Santana.
As pestanas das portas são as mesmas do Maverick, que infelizmente não
existem mais, pelo menos não as realmente originais.
Existem algumas similares a venda por aí e ditas como sendo originais.
Podem até ser do mesmo tamanho e servir no Maverick, mas não funcionam bem no
SM.
A solução está sendo pesquisada pelo Fernando Monnerat em Três Rios
(RJ) e assim que for descoberta a notícia será colocada aqui.
As borrachas do pára-brisa e do vidro traseiro também eram
fabricadas especialmente para o SM. A solução para quem precisa realizar a
troca é utilizar as borrachas do opala e cortar o quanto for necessário. A
quantidade de material a ser cortado vai variar de modelo para modelo.
A
borracha do pára-choque é um problema que parece simples de resolver, mas
não é.
Achar borracha parecida é fácil e normalmente são as
"parecidas" que são utilizadas. A diferença entre a correta e a
"parecida" é o índice
SHORE, que identifica o nível de
dureza da borracha. As "parecidas" são aquelas que tem índice menor
que o original, são mais macias. Ao serem colocadas no pára-choque mostram
marcas nas posições onde estiverem os fixadores e no centro por toda a sua
extensão.
Quer adquirir as borrachas
originais do pára-choque?
Fernando
Monnerat - Três Rios - RJ 24-9257-6030
Nenhum comentário:
Postar um comentário