O carro
do Automan, segundo a revista Motor 3
(Editora 3) de 1984, é brasileiro. E olha que parecia mesmo! O projetista Mario
Richard Hofstetter idealizou um carro tão futurista para a época que ganhou
este apelido.
O
protótipo foi pensado para participar da Divisão 4 em 1973. Inspirado nas
linhas da Alfa Romeo Carabo e Maserati Boomerang, dispunha de chassi monocoque,
suspensão de competição, freios a disco nas quatro rodas, volante de direção à
direita, motor Ford Hart com injeção e transmissão por caixa Hewland. A
construção terminou em 1980, mas a categoria não mais existia.
Sobraram
as ruas. O projeto seguinte troca de lado a direção, apresenta chassi tipo
“espinha dorsal” de aço e segue o mesmo design. A carroceria é de fibra de
vidro e barras incorporadas que servem de reforço para as portas, largas e
baixas, que abrem como asa de gaivota. Os vidros inteiriços requerem sistema de
ar condicionado constante, e os espelhos retrovisores são neles fixados. Além
dos faróis escamoteáveis, ultramodernos.
A
mecânica recomendada pelo fabricante na matéria consistia no conjunto do
Santana (Volkswagen), embora pudesse ser modificada por outras opções, desde
que o motor fosse de quatro cilindros em linha e vertical. O comprimento do
Hofstetter é de 4,17m, largura de 1,74m e altura de 1,03. Peso total de 900 kg
e capacidade de combustível de 53 litros.
Automan
- Série norte-americana dos anos 80, onde policial nerd cria um personagem com
as melhores características investigativas que o ajuda a resolver os crimes.
Detalhe, ele é elétrico. Bem como os veículos utilizados pelo herói.
Fonte da matéria: Revista Motor
3, no. 54, Editora Três, Dezembro de 1984. Fonte das fotos: Sites e blogs na
internet. E do Bellote http://www.garagemdobellote.com.br/2009/04/hofstetter-turbo.html#axzz1iIOLdYeo
Veja o vídeo:
Bom dia SÉRGIO, bela postagem!
ResponderExcluirforte abraço!
a ultima foto é de um De Tomaso Pantera
ResponderExcluirÉ verdade, é um De Tomaso. o Hofstetter é mais bonita a traseira.
ResponderExcluir