segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hofstetter, outro brasileiro em fibra

O carro do Automan, segundo a revista Motor 3 (Editora 3) de 1984, é brasileiro. E olha que parecia mesmo! O projetista Mario Richard Hofstetter idealizou um carro tão futurista para a época que ganhou este apelido.
 O protótipo foi pensado para participar da Divisão 4 em 1973. Inspirado nas linhas da Alfa Romeo Carabo e Maserati Boomerang, dispunha de chassi monocoque, suspensão de competição, freios a disco nas quatro rodas, volante de direção à direita, motor Ford Hart com injeção e transmissão por caixa Hewland. A construção terminou em 1980, mas a categoria não mais existia.
 Sobraram as ruas. O projeto seguinte troca de lado a direção, apresenta chassi tipo “espinha dorsal” de aço e segue o mesmo design. A carroceria é de fibra de vidro e barras incorporadas que servem de reforço para as portas, largas e baixas, que abrem como asa de gaivota. Os vidros inteiriços requerem sistema de ar condicionado constante, e os espelhos retrovisores são neles fixados. Além dos faróis escamoteáveis, ultramodernos.

 
A mecânica recomendada pelo fabricante na matéria consistia no conjunto do Santana (Volkswagen), embora pudesse ser modificada por outras opções, desde que o motor fosse de quatro cilindros em linha e vertical. O comprimento do Hofstetter é de 4,17m, largura de 1,74m e altura de 1,03. Peso total de 900 kg e capacidade de combustível de 53 litros.
 Automan - Série norte-americana dos anos 80, onde policial nerd cria um personagem com as melhores características investigativas que o ajuda a resolver os crimes. Detalhe, ele é elétrico. Bem como os veículos utilizados pelo herói.

Fonte da matéria: Revista Motor 3, no. 54, Editora Três, Dezembro de 1984. Fonte das fotos: Sites e blogs na internet. E do Bellote http://www.garagemdobellote.com.br/2009/04/hofstetter-turbo.html#axzz1iIOLdYeo
Veja o vídeo:

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